Início


 Olá Belas e Intolerantes! Sejam muito bem vindas!


Atualmente graças a tecnologia e ao acesso rápido e fácil, temos uma infinidade de informações em diversos campos, mas nada tem crescido mais nos últimos anos, como a busca por mais qualidade de vida. E isso se dá, porque junto com toda essa vida agitada, os transtornos de saúde vem junto no pacote. A falta de tempo de se ter uma alimentação mais natural, faz com que acabamos recorrendo a "alimentos" industrializados, fast foods, muito carboidrato, muito glúten, muita lactose, muito açúcar... E como consequência, as intolerâncias alimentares, a síndrome metabólica (conjunto de doenças associadas a obesidade e sedentarismo) começam a aparecer. Aqui em casa não foi diferente. 
Amante do bom e velho pão francês, massas, doces e CIA rs, acabei desenvolvendo um tipo de Intolerância ao glúten e só descobri por causa de uma anemia que não melhorava há mais de 2 anos e osteopenia (teor de cálcio abaixo do normal para a idade), entre outros sintomas. Embora tivesse feito tratamentos com suplementação de cálcio e ferro (separadamente), meu organismo não conseguia absorver estes nutrientes. Isso é um grande desafio para a comunidade médica e pesquisadores, porque muito se falava sobre a doença celíaca, mas não sobre a intolerância. Costumava-se pensar que os problemas com o glúten ou doença celíaca eram limitados às crianças que tinham diarreia, perda de peso e problemas no crescimento. Agora sabemos que você pode ser um adulto jovem, obeso e com prisão de ventre e ainda ter a doença celíaca ou a intolerância ao glúten (grupo do "algo não vai bem" rs)

Vale ressaltar que esse blog tem o intuito de fornecer informações pertinentes ao assunto baseadas em minhas experiências profissionais e pessoais. Recomendo que procure sempre orientação médica e de um nutricionista, para avaliar se você também apresenta algum tipo de Intolerância ou Doença Celíaca. 

Comecei então diminuindo a ingestão de glúten, e mesmo não tendo tirado por completo como indica os especialistas no assunto, já tive uma melhora significativa no quadro de anemia (ainda continuo diminuindo o glúten da minha alimentação e fazendo novos exames).  Apesar de hoje estar mais fácil de encontrar produtos com essa proposta, como gosto de cozinhar, procuro fazer meus próprios lanchinhos rs. Mas o desafio se torna ainda maior, quando buscamos na internet receitas sem glúten...já perdi as contas de quantos pães já fiz e tive que jogar fora, apesar de as fotos em sites e revistas parecerem deliciosos e fofinhos rs Por isso todas as receitas que eu postar aqui, foram testadas (mais de uma vez), adaptadas e aprovadas! Assim vocês podem pular a etapa de testes na cozinha e ter mais tempo para curtir as outras páginas com dicas de beleza e maquiagem.

Um super beijo pra vcs que são Belas e Intolerantes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário