terça-feira, 31 de março de 2015

Benefícios do Inhame



Tem uma receitinha de Panqueca feita com Inhame, sem glúten e sem lactose, lá na aba Receitas Salgadas

Inkliner Delineador Bioemotion

Boa noite belas! Fiz esse vídeo caseiro, bem simples mesmo e sem edição, pra vocês conhecerem a caneta delineadora da Bioemotion by Polishop! Muito prática, até quem nunca conseguiu fazer o tão desejado "olho de gatinho" vai se surpreender com a precisão do contorno. Esse fiz bem fininho mesmo, pra usar no dia a dia, mas você pode deixar do jeito que quiser. Bjus!


sexta-feira, 27 de março de 2015

Tendências de Maquiagem Outono/Inverno 2015


A tendência para a temporada Outono/Inverno 2015 é a naturalidade


A maquiagem natural e sem grandes correções foi um dos grandes destaques nas passarelas. Por isso, neste outono inverno aposte de vez em quando em uma make deste gênero sem colocar demasiada maquiagem. O que pode fazer é apostar em um bb cream para o dia a dia que é ótimo porque além de uniformizar o tom de pele hidrata ao mesmo tempo. Depois aplique um pouco de blush, para não ficar com uma aparência demasiado pálida e, se quiser coloque um batom nude ou clarinho e máscara de cílios ou use o curvex. Com esta maquiagem vai parecer que acabou de acordar mas na verdade levou uns 20 passos para ser feito rs


quinta-feira, 26 de março de 2015

Farinha de arroz - Onde encontrar

Boa tarde, meninas!

Vou postar algumas marcas de farinha de arroz que você consegue encontrar com mais facilidade, até mesmo aí no mercadinho do lado da sua casa rs, e o que achei positivo e negativo entre elas:


Vantagem: Farinha de arroz enriquecida com vitaminas e sais minerais por ser muito utilizada em papinhas para bebês
Desvantagem: Somente quantidade, porque cada caixinha vem apenas 200g
Obs: a ARROZINA da marca MAIZENA, contém amido de milho, e em algumas receitas pode não dar certo.


Vantagem: É a que mais uso, o pacote é de 1kg e é muito boa para empanar porque ela absorve bastante água dos alimentos, deixando o empanado mais sequinho. Além de supermercados, já encontrei também em um mercadinho aqui próximo da minha casa. Custa em média R$ 3,80
Desvantagem: quando você vai substituir a farinha de trigo pela farinha de arroz, é necessário aumentar a quantidade de líquidos ou diminuir a de farinha, porque ela tende a absorver mais água. Por isso, podemos fazer com ela, aquela farinha preparada acrescentando fécula de batata e polvilho doce (receita no post Como Preparar a farinha sem glúten)


Vantagem: é integral, por isso contém mais minerais e vitaminais em relação a farinha refinada. Por isso, a maioria das minhas receitas sempre acrescento outras farinhas como a de linhaça, ou sementes como chia.
Desvantagem:encontrada mais em casas especializadas ou grandes supermercados, e por ter apenas 500g (já achei até de 200g) o valor é mais alto. Mas o que acredito mais perigoso, principalmente para os celíacos, é que ela passa por equipamentos que processam outros alimentos que contém glúten (segundo informação na própria embalagem)


Vantagem: essa acho a melhor, porque na sua composição já contém a fécula de batata e de mandioca. Quando as receitas pedem FARINHA PREPARADA SEM GLÚTEN, você pode usar esta ou preparar em casa (receita no post Como Preparar a farinha sem glúten)
Desvantagem: encontrada em casas especializadas em produtos naturais e o valor pode variar. Já encontrei até por R$ 9,45 e a embalagem é de 500g 

Gluteinadas, se vocês tiverem alguma dúvida deixem nos comentários que vou respondendo ou publicando novos posts para esclarecer melhor, como fez a nosso amiga Mirian Fidelis. Bjus!







Diferença de Alergia e Intolerância Alimentar

A doença celíaca (alergia ao glúten) e a Intolerância ao glúten e a lactose, tem crescido muito a cada ano. Cerca de 1 milhão de brasileiros são Celíacos e cerca de 25% da população apresentam algum grau de intolerância a lactose. No entanto, é preciso entender a diferença entre alergia e intolerância, uma vez que muitos embora apresentem alguns sintomas, não tem alergia ao glúten (proteína do trigo) ou a lactose (açúcar do leite) e sim, Intolerância.



A Intolerância Alimentar é diferente da Alergia Alimentar:

- Alergia Alimentar ocorre quando o sistema de defesa do organismo (sistema imune) reconhece uma substância alimentar como perigosa para o organismo. Assim, no instante em que o indivíduo ingere o alimento, o sistema de defesa começa a “bombardear” o corpo com substâncias químicas que causam vários sintomas de alergia (dor abdominal, vômito, diarréia, urticária, asma, tosse) e que podem afetar o sistema respiratório e digestivo, a pele ou o sistema cardiovascular.

- Já na Intolerância Alimentar, ocorrem reações adversas que são ocasionadas pelos alimentos, mas que  não envolvem o sistema de defesa (sistema imune).
A intolerância mais comum é a do leite que é provocada pela falta da enzima lactase responsável pela digestão do açúcar presente no leite (lactose). Apesar de apresentarem causas distintas, os sintomas presentes na intolerância alimentar são os semelhantes ao da alergia alimentar.
Entre as substâncias que relacionadas com intolerância estão os conservantes, intensificadores de sabor, corantes e antioxidantes.
Para o diagnóstico de alergia ou intolerância alimentar deve ser feito o levantamento do histórico familiar, descrição dos sintomas e o tempo decorrido a partir da ingestão do alimento, lista dos alimentos suspeitos e a quantificação do alimento para o aparecimento dos sintomas; exame físico; diário alimentar e de sintomas; testes bioquímicos e imunológicos, eliminação e de desafio alimentar.
O tratamento da alergia e da maioria das intolerâncias alimentares é com a exclusão dos alimentos causadores ou redução da sua quantidade na dieta.


Sintomas
Os sintomas de alergia alimentar e de intolerância alimentar quando são apenas digestivos são muitas vezes idênticos e por isso freqüentemente confundidos.
Clinicamente, os mais importantes sintomas comuns a ambas as situações envolvem a pele, o trato gastrintestinal (sistema digestivo) e o trato respiratório. Adicionalmente, a intolerância alimentar causa, muitas vezes, cefaléias, dores nas articulações, fadiga e mal estar geral.


Tratamento
O meio mais eficaz de tratar uma alergia ou uma intolerância alimentar consiste em eliminar da dieta a substância responsável. Porém, isto é mais fácil de falar do que de fazer.
Primeiro, é necessário identificar a substância. Muito do que comemos hoje em dia vem de produção industrial; por isso alguns alimentos são complexos e podem conter diversas substâncias causadoras de sintomas.
Em segundo lugar, é necessário excluir essas substâncias da dieta. No entanto, como são tão utilizadas nos alimentos industriais modernos, o processo pode revelar se muito difícil sem o recurso de um especialista… e a força de vontade para seguir o seu conselho durante anos ou, talvez, a vida inteira.
Se novos hábitos alimentares se demonstram, só por si, insuficientes, a terapêutica farmacológica (medicamentosa) pode ser a resposta. 

quarta-feira, 25 de março de 2015

Como preparar a farinha sem glúten

FARINHA PREPARADA SEM GLÚTEN


Utilizada em muitas receitas, você mesmo pode preparar e ter sempre a mão quando precisar. É bem simples:

- 3 xíc de farinha de arroz
-1 xíc de fécula de batata
- 1/2 de polvilho doce
Misturar tudo e colocar em pote bem fechado. Usar somente a quantidade que a receita pedir.

Farinhas - Mitos e Verdades


Quando o assunto é farinha, logo vem à cabeça a de trigo, de mandioca ou de milho, mas o que muita gente não sabe é que existe uma infinidade de tipos. Confira a reportagem completa, exibida no Domingo Espetacular, e veja os diversos tipos de farinhas que são muito mais nutritivas e dificilmente causam intolerância por não conter glúten. Eu gostei muito dessa reportagem, bem como a explicação de especialistas e as receitas sem glúten rs.

Farinha Energética - Mix de Cereais e Sementes

Meninas, descobri uma mistura de farinhas que estou amando. Tenho colocado nas minhas receitas de pão, bolos, cremes...olhem a composição:

- Quinua, amaranto, farinha de arroz e integral torrada, farinhas de liinhaça marrom e dourada, extrato de soja, farinha de banana verde, semente de chia, sementes de girassol e gergelim torrados
Uma xícara (chá) da mistura, contém 307 kcal, mas considerando que você usa em média 1 colher de sopa nas suas receitas, o valor calórico diminui, mas você ainda tem um valor nutritivo significativo. E melhor: sem glúten, sem lactose e sem adição de açúcar.

                    

Encontrei em uma loja chamada Empório Positiva, no Shopping Penha em SP. Caso queiram saber onde encontrar, podem ligar no SAC deles no tel (19) 3452-5482/3701-2824